Guardiola comenta caso de Vini Jr. e faz apelo contra o racismo: “Paguem mais aos professores”
![]() |
| Ge esportes |
As manifestações no mundo do futebol sobre a acusação de racismo feita por Vini Jr. ganharam força nesta sexta-feira. O episódio ocorreu durante a partida entre o Real Madrid e o Benfica, válida pelos playoffs da UEFA Champions League.
O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, saiu em defesa do atacante brasileiro e aproveitou para fazer uma reflexão mais ampla sobre o problema do racismo na sociedade.
Questionado em coletiva, Guardiola afirmou que o combate ao preconceito vai além do esporte e precisa ser tratado de forma estrutural.
— Não é o lugar onde nasceu ou a cor da pele que faz de nós melhores. Ainda há muito trabalho a ser feito. É um problema da sociedade, não apenas do futebol. O racismo existe em todos os lugares. O racismo não é uma questão do tom da pele, é sobre comportamentos — declarou o treinador.
Para o comandante espanhol, a mudança passa principalmente pela educação. Ele destacou o papel das escolas na formação de valores e defendeu maior valorização dos profissionais da área.
— As escolas são os lugares ideais para mudar comportamentos. Paguem mais aos professores. É assim que se resolve. É aí que vamos resolver o problema. Nas escolas, não no futebol. Professores e médicos são as pessoas mais importantes da sociedade, não um técnico de futebol — completou.
As declarações reforçam a onda de apoio a Vinícius Júnior, que voltou a denunciar episódios de racismo no futebol europeu. O caso reacende o debate sobre medidas mais efetivas de combate à discriminação dentro e fora dos estádios.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News



