![]() |
Foto: Reprodução |
Um grave acidente aéreo registrado na Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, na tarde desta terça-feira (23), resultou na morte de quatro pessoas. A aeronave, um Cessna P210, estava pilotada por Marcelo Pereira de Barros, que também era proprietário do avião. Entre os passageiros estavam o arquiteto Kongjian Yu, o documentarista Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e o fotógrafo Rubens Crispim Júnior.
Histórico da aeronave
Conforme apurado, a aeronave já havia sido apreendida em 2019 durante a Operação Ícaro, no Aeroclube de Aquidauana, após apresentar irregularidades. Exames periciais comprovaram plaquetas de identificação adulteradas e que o avião operava com certificado de aeronavegabilidade cancelado. O veículo ficou sob custódia do DRACCO por três anos e foi devolvido ao piloto Marcelo em 2022.
Quem eram os ocupantes
-
Marcelo Pereira de Barros: paulista, piloto e proprietário da aeronave, apaixonado pela região do Pantanal. Deixa dois filhos, Hugo e Gael.
-
Kongjian Yu: professor da Universidade de Pequim e considerado um dos maiores arquitetos do mundo. Doutor pela Universidade de Harvard e consultor do governo chinês.
-
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz: documentarista e diretor de produções renomadas, incluindo “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia” e a série To Win or To Win para MBC/Shahid. Atua na Olé Produções desde 2007.
-
Rubens Crispim Júnior: diretor de fotografia e dono da produtora audiovisual Poseidos, formado em artes plásticas pela ECA-USP. Participou de festivais internacionais, incluindo o Short Film Corner no Festival de Cannes.
A queda
O avião caiu por volta das 18h, explodindo ao tocar o solo. Equipes do DRACCO estiveram no local para a retirada dos corpos. Até o momento, não há informações sobre a causa do acidente.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o CENIPA foi acionado para realizar a investigação. Técnicos especializados estão coletando dados, preservando elementos e analisando os danos para determinar os fatores que contribuíram para o acidente. O Relatório Final SIPAER será publicado ao término das investigações.
Contexto recente de acidentes no Pantanal
Este acidente ocorre pouco tempo após outro acidente aéreo na região, que matou o pecuarista e médico Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, no dia 16 de setembro. Ramiro pilotava sua própria aeronave, que saiu do Aeroporto Estadual de Araçatuba-SP, e desapareceu dos radares a cerca de 166 km de Cuiabá, no trajeto até uma de suas fazendas.
O Pantanal sul-mato-grossense, apesar de sua beleza natural e importância cultural, tem registrado série de acidentes aéreos, levantando questões sobre segurança de voos em áreas remotas.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News
(Com informações do MídiaMax)