![]() |
Prefeitura de Aquidauana |
Na noite desta terça-feira, 5 de agosto, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu início oficialmente à Mostra Cultural “Aquidauana”, em uma emocionante solenidade realizada no Museu de Arte Pantaneira. A exposição faz parte da programação comemorativa dos 133 anos do município e presta homenagem à produção artística local.
Organizada pelo Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves (ICGLA), a mostra reúne 16 telas e 5 esculturas de renomados artistas aquidauanenses, como Sônia Correa, Anelise Godoy, Vânia Pereira, Isaac Saraiva e Índio. As obras, pertencentes ao acervo do Instituto, retratam com sensibilidade e técnica os cenários, símbolos e belezas naturais da cidade.
A cerimônia de abertura foi prestigiada por diversas autoridades municipais, representantes da cultura regional e pela população aquidauanense, que compareceu em peso ao evento. O público foi recepcionado ao som do maestro e saxofonista Isac Rocha, que embalou a noite com apresentações ao vivo, criando um ambiente de imersão artística.
Presente no evento, o prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância da cultura como forma de preservar e valorizar a identidade do povo aquidauanense. “Celebrar os 133 anos de nossa cidade também é reconhecer e valorizar a riqueza cultural que temos. A arte é uma forma de eternizar a nossa história, os nossos talentos e tudo aquilo que faz de Aquidauana um lugar único. Venham conhecer a exposição no nosso belo Museu, está tudo muito bonito”, declarou o prefeito.
Entre os convidados estavam o professor e proprietário das obras da exposição, Gilberto Luiz Alves, os secretários municipais Marcio Albuquerque (Serviços Urbanos), Clériton Alvarenga (Assistência Social), Alexandre Périco (Gestão Estratégica), Welington Moresco (Esporte e Lazer), Alex Mello (Gabinete), Rosy Ribeiro (Agecom), além de Sebastião Fonseca, presidente do Conselho Municipal de Cultura, José Pedro Frazão e Paulo Correa de Oliveira, membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, e Ellbio Gasoso, curador da exposição e presidente do Instituto Morro Azul.
![]() |
AGECOM |
Para Gilberto Luiz Alves, a mostra é uma oportunidade de aproximar a população da produção artística local e reconhecer os talentos existentes na cidade. “Queremos despertar na população o sentimento de orgulho pelos nossos artistas e criativos, mostrando que temos talentos que merecem ser reconhecidos e prestigiados. Eu sou um admirador de Aquidauana e não poderia deixar de participar desse momento de festa da cidade”, afirmou o professor.
Desde sua fundação, em 3 de agosto de 2013, o Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves tem como missão promover e difundir a cultura sul-mato-grossense, reunindo acadêmicos, artistas e apaixonados pela história e arte regional.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pepeu Fialho, reforçou o papel da exposição como parte essencial das comemorações do aniversário de Aquidauana. “A Mostra Cultural 'Aquidauana' é uma celebração da nossa identidade artística e cultural. Ao trazer essas obras para o Museu, reforçamos nosso compromisso com a valorização dos talentos locais e proporcionamos à comunidade a oportunidade de reconhecer e se emocionar com a arte produzida aqui. Cultura também é pertencimento, é orgulho de ser aquidauanense”, declarou o secretário.
A Mostra Cultural “Aquidauana” segue aberta para visitação até o dia 29 de agosto, no Museu de Arte Pantaneira. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a prestigiar essa imersão nas expressões artísticas da cidade.
O Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Aos sábados, a visitação ocorre das 8h às 12h mediante agendamento, e no período da tarde também com agendamento prévio.
![]() |
AGECOM |