![]() |
Governo MS |
O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) emitiu um alerta urgente nesta semana: os estoques de sangue dos tipos O negativo, O positivo e A negativo atingiram níveis críticos, colocando em risco o atendimento em hospitais e unidades de saúde de todo o estado.
Segundo o hemocentro, a situação é ainda mais preocupante porque a demanda por transfusões permanece constante, seja em casos de urgência e emergência, cirurgias ou no tratamento de pacientes com doenças crônicas e câncer.
Apesar do déficit mais acentuado em tipos sanguíneos específicos, todas as tipagens são bem-vindas. A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres, reforça que a participação da população é fundamental:
“Precisamos da ajuda da comunidade para reforçar os estoques e garantir o atendimento a quem mais precisa. As doações são fundamentais para manter o funcionamento das unidades hospitalares e salvar vidas todos os dias.”
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lembra que a doação voluntária e periódica é o que mantém os estoques estáveis, especialmente em períodos com queda no comparecimento de doadores.
Quem pode doar:
-
Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis);
-
Com peso acima de 51 kg;
-
Em boas condições de saúde, bem alimentadas;
-
Portando documento oficial com foto.
O intervalo entre as doações é de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Onde doar:
As unidades da Rede Hemosul funcionam de segunda a sábado, com horários específicos para atendimento. Os endereços, agendamentos e horários podem ser consultados no site oficial:
🔗 www.hemosul.ms.gov.br
Um gesto simples que salva vidas
Em um momento em que a solidariedade pode significar a diferença entre a vida e a morte, o Hemosul faz um chamado direto à população:
Doe sangue. Salve vidas. Sua atitude pode ser a esperança de alguém.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News