Jornal A Princesinha News
Durante o mês de maio, a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) participa ativamente da Operação Caminhos Seguros 2025, uma iniciativa do Ministério da Justiça voltada ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país.
Com foco na prevenção, repressão e conscientização, a operação mobiliza forças policiais para investigar e cumprir mandados relacionados a crimes contra a dignidade sexual de menores. Como parte das ações estratégicas da DEPCA, nesta segunda-feira (5), três indivíduos com mandados de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável foram localizados e detidos na área de atuação da Delegacia Regional de Polícia de Aquidauana.
Dois dos suspeitos, de 83 e 46 anos, ambos condenados a 10 anos de prisão em sentenças definitivas, foram presos no município de Aquidauana. O terceiro, de 26 anos e com pena definida em 11 anos de reclusão, foi capturado no distrito de Camisão. Todos os detidos foram encaminhados à Primeira Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde foram tomadas as providências legais.
As ações da Operação Caminhos Seguros seguirão ao longo de todo o mês, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes de abusos, assegurar justiça às vítimas e reforçar o compromisso com um ambiente seguro e acolhedor para os mais vulneráveis.