Publicidade

Operação combate 'Gatos' de energia e garante mais segurança em MS

PCMS


Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul realizou uma grande ação para combater furtos de energia elétrica e irregularidades na rede de distribuição em Campo Grande. A “Operação Iluminar – RU Lagoa” foi coordenada pela 6ª Delegacia de Polícia, com apoio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC), do Instituto de Criminalística e da concessionária Energisa.

O foco da operação foi a Região Urbana do Lagoa, onde, segundo a investigação, foram identificadas diversas fraudes no consumo de energia, conhecidas popularmente como “gato”. O objetivo, além de reprimir os crimes, é proteger a população dos riscos gerados por essas práticas clandestinas, como curtos-circuitos, incêndios, choques elétricos e sobrecarga na rede.

As ações envolveram duas equipes da Polícia Civil, uma da perícia criminal e 16 equipes técnicas da Energisa, que fizeram vistorias em 37 imóveis da região. Durante a operação, foram constatadas várias irregularidades, que foram imediatamente corrigidas pela empresa.

Como resultado, quatro pessoas foram presas em flagrante. Duas foram levadas para a 6ª Delegacia de Polícia e outras duas para a DEPAC/CEPOL. Todas responderão pelos crimes de furto de energia e furto qualificado mediante fraude, que prevê penas de até oito anos de prisão.

Além do trabalho de fiscalização, a operação também teve caráter educativo, alertando a comunidade sobre os riscos e prejuízos do furto de energia, tanto para quem pratica quanto para toda a população. De acordo com a Energisa, os chamados "gatos" geram instabilidade no fornecimento, aumentam o risco de acidentes e elevam os custos para os consumidores que estão regulares.

A Polícia Civil reforça que a colaboração da população é fundamental. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo e-mail 6dpgc@pc.ms.gov.br ou pelos canais de atendimento da Energisa. O sigilo é garantido.


Por: Redação - Jornal A Princesinha News

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade