![]() |
PCMS |
Na manhã desta quinta-feira (29), uma ação rápida da Delegacia de Polícia de Ladário resultou na prisão em flagrante de um homem de 66 anos, responsável por instalar uma armadilha elétrica irregular que causou a morte de três cães no Assentamento 72, na zona rural do município.
O caso veio à tona quando o tutor dos animais procurou a delegacia para denunciar que seus cães da raça americano caçador, que atuavam como animais de guarda e apoio no manejo do gado, haviam sido eletrocutados ao se aproximarem de uma cerca energizada instalada no terreno de um vizinho.
Após a denúncia, equipes de investigação e perícia foram imediatamente ao local e constataram que se tratava de uma armadilha elétrica clandestina. Diferente de uma cerca elétrica convencional, o dispositivo estava instalado diretamente sobre uma tela no nível do solo, sem qualquer tipo de sinalização, proteção ou dispositivo de segurança, o que representava alto risco não só para animais, mas também para qualquer pessoa que passasse pelo local.
Os três cães foram encontrados já sem vida, vítimas da descarga elétrica. Durante os levantamentos, o responsável tentou fugir antes da chegada da polícia, mas foi localizado e conduzido até a Delegacia de Polícia de Ladário, onde foi autuado em flagrante.
Além do flagrante, o caso deverá ser investigado por possíveis crimes de maus-tratos aos animais, com resultado morte, previsto na Lei de Crimes Ambientais. As penas podem chegar a cinco anos de prisão, além de multa.
A Polícia Civil reforça que o uso de qualquer tipo de armadilha elétrica improvisada é crime e oferece sérios riscos à segurança de pessoas, animais e ao meio ambiente. A população pode colaborar denunciando esse tipo de crime de forma anônima, contribuindo para a proteção da vida.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News