![]() |
Reprodução |
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) faz um alerta urgente à população sobre um golpe que circula nas redes sociais e e-mails, oferecendo supostas inscrições no programa CNH MS Social mediante pagamento de pequenas taxas, que variam entre R$ 50 e R$ 60. O crime tem enganado diversos sul-mato-grossenses que sonham em conquistar a primeira habilitação.
O órgão reforça que o programa CNH MS Social é 100% gratuito e que nenhuma taxa é cobrada para inscrição. Quando as inscrições estão abertas, isso acontece exclusivamente por meio de editais publicados no Diário Oficial do Estado, jamais por mensagens privadas, redes sociais ou e-mails.
Atualmente, não há nenhum processo de inscrição aberto, embora o Detran esteja trabalhando para lançar um novo edital, conforme explica Priscila Miyahira, coordenadora do programa. “Estamos organizando um novo edital, mas, até o momento, não há definição sobre quantidade de vagas nem datas”, esclarece.
Como se proteger do golpe?
-
Desconfie de qualquer oferta de CNH Social que exija pagamento;
-
Busque sempre as informações nos canais oficiais do Governo do Estado;
-
Utilize a assistente virtual Glória, pelo WhatsApp (67 3368-0500), que funciona 24 horas e oferece informações seguras, incluindo alertas de golpes e fake news.
Já caiu no golpe?
Quem já efetuou algum pagamento acreditando estar se inscrevendo no programa, deve procurar imediatamente uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência, colaborando assim para investigação e combate aos golpistas.
Além de consultas sobre CNH, débitos de veículos e emissão de guias, a assistente virtual Glória também está preparada para orientar sobre como identificar tentativas de golpe, oferecendo um serviço prático e seguro direto no WhatsApp.
O Detran-MS reforça que a população deve sempre ficar atenta e nunca fornecer dados ou realizar pagamentos fora dos canais oficiais.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News