![]() |
Metrópoles |
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta segunda-feira (5/5) sobre uma fala do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), em que o petista sugere jogar apoiadores do ex-presidente “na vala”.
A declaração de Jerônimo ocorreu na última sexta-feira (2/5), durante a inauguração de uma escola pública na cidade de América Dourada, no interior baiano. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o governador afirma: “Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira, bota e leva tudo pra vala”.
A fala gerou forte reação de Bolsonaro, que utilizou as redes sociais para criticar o que classificou como um “discurso carregado de ódio”. Segundo ele, em qualquer cenário democrático e civilizado, tal declaração deveria ser imediatamente repudiada e investigada pelas instituições.
“O discurso carregado de ódio, que em qualquer cenário civilizado deveria gerar repúdio imediato e ações institucionais firmes. Mas nada aconteceu. Não houve abertura de inquérito, nem busca e apreensão, tampouco convocação da Polícia Federal para apurar incitação à violência”, escreveu Bolsonaro.
Ele também comparou a situação a uma hipotética fala semelhante feita por um de seus apoiadores, afirmando que o tratamento seria diferente. “Imagine se um apoiador de Bolsonaro dissesse algo remotamente parecido. Seria manchete, prisão, processo por ‘discurso golpista’ e ‘incitação ao ódio’. O padrão é claro: só há crime quando convém ao sistema”, completou.
O ex-presidente ainda acusou o sistema de agir com parcialidade e alertou para os riscos de discursos como o do governador baiano. “Esse tipo de discurso, vindo de uma autoridade de Estado, não apenas normaliza o ódio como incentiva o pior: a violência política, o assassinato moral e até físico de quem pensa diferente”, concluiu.
Até o momento, o governador Jerônimo Rodrigues não comentou oficialmente sobre as críticas de Bolsonaro.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News