URGENTE: Rio Aquidauana pode transbordar a qualquer momento após chuva histórica; previsão indica mais chuva
![]() |
| Jornal A Princesinha News |
O Rio Aquidauana pode transbordar a qualquer momento após a chuva histórica registrada em Corguinho, que acumulou 238 milímetros em apenas 48 horas, volume superior ao esperado para toda a quinzena. Na manhã desta terça-feira (3), o nível do rio, especialmente na região do Balneário Barrinha, subiu rapidamente e surpreendeu moradores. O nível do Rio Aquidauana, no Balneário Barrinha, subiu rapidamente e surpreendeu os moradores da região.
“Chove desde domingo e aqui foi o lugar onde mais choveu. O rio encheu muito rápido”, relatou um morador. Em imagens registradas no local, é possível observar a correnteza forte e a água cobrindo parte da escadaria e estruturas dos decks, alterando completamente a paisagem.
De acordo com dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Corguinho lidera o ranking das cidades mais chuvosas de Mato Grosso do Sul nas últimas 48 horas. Historicamente, a média de chuva esperada para o mês é de 193 milímetros. Em janeiro de 2023, o município já havia registrado volumes extremos, ultrapassando 429 milímetros.
Sem trégua
A instabilidade atmosférica segue atuando sobre o Estado. A previsão para esta terça-feira (3) indica continuidade das chuvas, com possibilidade de novos acumulados significativos, que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas em algumas regiões.
O cenário é provocado pelo intenso transporte de ar úmido, formando um corredor de umidade associado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, o que favorece a ocorrência de chuvas persistentes e fortes.
Com o solo encharcado e os rios já elevados, o risco de alagamentos, enxurradas e rápida elevação do nível do Rio Aquidauana é considerado alto, especialmente em áreas ribeirinhas e regiões mais baixas.
Moradores devem permanecer atentos e evitar áreas próximas ao rio. Equipes monitoram a situação, e a recomendação é para que qualquer sinal de transbordamento ou situação de risco seja comunicado imediatamente às autoridades.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News


.gif)
.gif)
