Enchente deixou casas ribeirinhas de Corguinho submersas: ‘não vê mais nada’
![]() |
| MídiaMax |
Imagens registradas por um ribeirinho da região de Taboco e Cipolândia, em Corguinho, município localizado a cerca de 100 quilômetros de Campo Grande, revelam a situação crítica enfrentada na zona rural nesta quinta-feira (5), após quatro dias consecutivos de chuvas intensas.
O morador Jorcir Franco relata os danos na estrada que liga os distritos da região. Segundo ele, o grande volume de água ultrapassou pastagens, porteiras e chegou a invadir residências, com registros de água atingindo o teto de algumas casas. A força da correnteza dos rios Aquidauana e Taboco também provocou o arraste de pontes, comprometendo o acesso às principais vias.
“Não vê mais nada. O leito do rio está a cerca de 200 metros e tudo está debaixo d’água. As estradas estão interditadas e há muitas chácaras ilhadas. A estrada virou rio”, descreveu o ribeirinho.
Situação de emergência
Em Corguinho, o volume de chuva registrado é considerado recorde. Na estação da Fazenda Morro Alegre, o acumulado chegou a 393,2 milímetros, mais que o dobro da média histórica para o período, que é de 193,2 milímetros.
Na região de Taboco, área rural entre Rio Verde e Corguinho, diversas famílias foram atingidas pela enchente. Com o nível dos rios elevado, muitas casas ficaram submersas, deixando moradores desalojados e isolados devido às estradas vicinais intransitáveis.
O prefeito Márcio Novaes Pereira (MDB), conhecido como Barrinha, informou que equipes da Prefeitura, em conjunto com a Defesa Civil, estão em campo realizando o levantamento dos prejuízos e avaliando as medidas emergenciais para atendimento às comunidades afetadas.
Doações
Moradores da região fazem um apelo por doações de alimentos, kits de higiene e roupas femininas e masculinas. Há quatro pontos de arrecadação:
Subprefeitura de Taboco
Contatos: Jane – (67) 99961-6822 | Zé Medina – (67) 98154-2533
Prefeitura e Câmara Municipal de Corguinho
Contatos: Glaucy – (67) 99805-8860 | Bruno – (67) 98155-3703
Rochedo
Setesc, Loja Cravo & Canela ou Casa da vereadora Cleia
Rio Negro
Avenida Antônio Coelho Neto, nº 560 – Centro
Contatos: Walter ou Renata
As autoridades reforçam que a população evite áreas alagadas e acompanhe os comunicados oficiais enquanto a situação segue sendo monitorada.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News


.gif)
.gif)
