ÚLTIMAS
---
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul


Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, alertam especialistas

Agência Brasil


O uso de canetas emagrecedoras por pessoas idosas deve ser feito com cautela e acompanhamento médico especializado para evitar riscos à saúde, alertou o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Leonardo Oliva.

Segundo o geriatra, pessoas com 60 anos ou mais que utilizam esses medicamentos sem orientação adequada podem enfrentar efeitos adversos imediatos, como náuseas, vômitos, dificuldade para ingerir alimentos e líquidos, desidratação e distúrbios eletrolíticos — condições que podem se tornar graves. A médio prazo, também existe risco de desnutrição.

Um ponto de atenção especial para os idosos é a perda de massa muscular associada ao emagrecimento. De acordo com Oliva, cerca de um terço do peso perdido com essas medicações pode ser de músculo, não apenas de gordura. Entre pessoas mais velhas, essa perda pode comprometer a capacidade funcional, dificultando atividades cotidianas e podendo não ser totalmente recuperável.

O diretor-científico da SBGG, Ivan Aprahamian, acrescenta que a combinação de menor apetite, náuseas e rápida perda de peso pode precipitar síndromes geriátricas, como sarcopenia e fragilidade física.

Oliva reforça que as canetas emagrecedoras são indicadas para o tratamento de doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e apneia do sono, e não para fins estéticos ou perda de poucos quilos. Ele defende que o tratamento da obesidade em idosos deve incluir acompanhamento médico e nutricional, além de suporte de profissionais de educação física ou fisioterapia para reduzir a perda de massa muscular.

O especialista também alerta para a importância de adquirir apenas medicamentos regulamentados, com receita médica, destacando os riscos de produtos falsificados ou de origem desconhecida, que podem causar infecções ou outras complicações à saúde.


Por: Redação - Jornal A Princesinha News

Postar um comentário