ÚLTIMAS
---
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul


Aquidauana está entre as cidades com prisões em operação da Polícia Civil que cumpriu 52 mandados em MS

PCMS
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul cumpriu 52 mandados de prisão criminal entre os dias 1º e 30 de novembro, em uma grande ação integrada que contou com o apoio de ferramentas de inteligência e análise de dados. Aquidauana está entre os municípios do interior do Estado onde houve capturas de foragidos da Justiça, reforçando o alcance da operação também na região oeste.

Os mandados foram executados por equipes dos Departamentos de Polícia do Interior (DPI), da Capital (DPC) e de Unidades Especializadas (DPE), após análise e cruzamento de informações realizadas com o apoio do CiberLab, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em conjunto com o Departamento de Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS).

No interior do Estado, os municípios de Nova Andradina, Corumbá, Naviraí, Fátima do Sul, Coxim, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Paranaíba, Jardim e Bataguassu somaram 33 alvos capturados. Já nas cidades abrangidas pelo Departamento de Polícia da Capital, foram cumpridos 19 mandados de prisão, sendo Campo Grande o município com maior número de alvos, totalizando 14 prisões. Também houve cumprimento de mandados em Bandeirantes (2), Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo e Jaraguari, com um alvo cada.

De acordo com o diretor do Departamento de Inteligência Policial da PCMS, delegado Devair Aparecido Francisco, nesta etapa as ações tiveram como foco principal mandados de prisão relacionados a crimes contra a vida. Segundo ele, os investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em sistemas avançados de análise de inteligência, têm otimizado o trabalho policial, agilizando o esclarecimento de crimes e o cumprimento de ordens judiciais.

O delegado destacou ainda que operações com esse perfil vêm sendo intensificadas neste mês de dezembro e terão continuidade ao longo de todo o ano de 2026.

O CiberLab, Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP, atua oferecendo suporte técnico e investigativo às polícias judiciárias estaduais. O auxílio ocorre de forma indireta, por meio da produção de informações qualificadas e provas técnicas fundamentais para a condução das operações policiais.

Um exemplo dessa atuação ocorreu em fevereiro de 2024, quando a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou a operação “Verbum Clavis”, cumprindo dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária nas cidades de Osasco (SP) e Curitiba (PR). A ação foi desdobramento de uma investigação sobre uma associação criminosa responsável por um prejuízo estimado em R$ 3,6 milhões em criptoativos pertencentes a um casal de Campo Grande.

As investigações apontaram que os acusados se aproveitaram da relação de confiança com as vítimas para obter as palavras-chave de acesso às contas e aplicar o golpe. Diante do crime, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestro (Garras/MS) acionou o Núcleo de Operações com Criptoativos do CiberLab para auxiliar no rastreamento dos ativos e na identificação dos responsáveis.


Por: Redação - Jornal A Princesinha News 


Postar um comentário