ÚLTIMAS
---
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul


Alerta de chuva intensa coloca todo Mato Grosso do Sul em estado de atenção até a noite desta sexta-feira

Foto: Jornal A Princesinha News 

Mato Grosso do Sul entrou em estado de atenção para chuva intensa e possibilidade de tempestades até o fim da noite desta sexta-feira (2). O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido para os 79 municípios do Estado.

De acordo com o Inmet, dois níveis de aviso estão em vigor. O primeiro indica perigo potencial, com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem alcançar 60 quilômetros por hora. O segundo, mais severo, aponta perigo, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de até 100 milímetros ao longo do dia, acompanhados de rajadas que podem chegar a 100 quilômetros por hora.

Entre os principais riscos associados às condições meteorológicas estão cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e incidência de descargas elétricas.

Na prática, os efeitos do alerta já começaram a ser observados. Na manhã desta quarta-feira (31), motoristas enfrentaram pancadas de chuva na BR-262, em Campo Grande, especialmente na região do Autódromo Internacional, na saída para Três Lagoas. O trecho registrou redução de visibilidade e pista molhada, exigindo atenção redobrada dos condutores.

O aviso do Inmet inclui municípios como Três Lagoas, Paranaíba, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Ribas do Rio Pardo, Brasilândia, Bataguassu e Aparecida do Taboado, além de cidades das regiões norte e leste do Estado.

A orientação dos órgãos de monitoramento é que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante os períodos de maior instabilidade.



Por: Redação - Jornal A Princesinha News 
Postar um comentário