Lula diz que vai ligar de novo pra Trump se acordo comercial não andar
![]() |
| Agência Brasil |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou nesta terça-feira (4) que, se as conversas comerciais entre Brasil e Estados Unidos não saírem do papel até o fim da COP30 — que está rolando em Belém (PA) —, ele mesmo vai pegar o telefone e ligar de novo pro presidente americano, Donald Trump.
“Saí da reunião com o presidente Trump certo de que a gente vai fechar um acordo. Falei pra ele que era muito importante os nossos negociadores começarem logo”, disse Lula aos jornalistas, durante entrevista na capital paraense.
E completou: “Quando terminar a COP, se ainda não tiver reunião marcada entre os meus negociadores e os dele, eu vou ligar pra Trump outra vez”.
A declaração foi dada à agência Reuters.
Reunião na Malásia
Lula e Trump já tinham se encontrado no dia 26 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Asean — um encontro de países do Sudeste Asiático. A conversa durou cerca de 50 minutos.
Na reunião, Lula pediu pra que Trump suspendesse o tarifaço de 50% que o governo americano colocou sobre os produtos brasileiros exportados pros EUA. O presidente brasileiro disse que não há motivo pra briga e que o Brasil quer uma boa relação com os americanos.
“O Brasil quer ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não tem razão pra desavença. Quando dois presidentes sentam e conversam, cada um fala o que pensa, e a tendência é chegar num acordo”, disse Lula.
Também participaram da conversa o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News
.gif)


.gif)
.gif)

