ÚLTIMAS
---
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

 



 

Duas pessoas morrem por febre maculosa em Leme, no interior de São Paulo

Agência Brasil


A cidade de Leme, no interior de São Paulo, está em alerta após a morte de duas pessoas por febre maculosa na semana passada.
A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. As autoridades não divulgaram os nomes, as idades nem o gênero das vítimas.

Assim que os casos foram notificados, equipes técnicas da prefeitura iniciaram ações de controle e vigilância para conter a doença. As medidas estão sendo realizadas pelos setores de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses.

O interior paulista vive um aumento preocupante nos casos da doença, transmitida pelo carrapato-estrela.
Na cidade de Salto, que fica a cerca de 90 quilômetros de Leme, três pessoas já morreram em 2025. Um parque municipal chegou a ser interditado pela prefeitura, depois que duas das vítimas foram identificadas como frequentadoras do local.

Com as mortes em Leme, o número de óbitos por febre maculosa em São Paulo chegou a 20 neste ano. Até outubro, o estado havia registrado 36 casos confirmados. Em todo o ano passado, foram 72 casos e 26 mortes.


Doença do carrapato

A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção grave causada por uma bactéria do gênero Rickettsia.
A transmissão ocorre pela picada do carrapato-estrela, comum em locais com animais domésticos — como cães, cavalos e bois — e em áreas de vegetação alta.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, menos de 1% dos carrapatos estão contaminados com a bactéria. Isso significa que o simples contato com o inseto não garante a infecção.


Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da febre maculosa são:

  • febre alta e repentina;

  • dor de cabeça intensa;

  • dores no corpo e nas articulações;

  • fraqueza e cansaço extremo.

Entre o terceiro e o quinto dia, podem surgir manchas avermelhadas nos punhos, tornozelos e depois em todo o corpo.

A prevenção é essencial:

  • Evite áreas com presença de carrapatos ou mato alto.

  • Use calças compridas e botas em regiões rurais ou de trilha.

  • Caso encontre um carrapato preso à pele, retire com cuidado, sem esmagar.


Por: Redação - Jornal A Princesinha News

Postar um comentário