Polícia Civil e MP deflagram 2ª fase da Operação Vaga Zero contra fraudes milionárias na Saúde no interior de MS
![]() |
| PCMS |
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), e o Ministério Público Estadual deflagraram, nesta quarta-feira (10), a segunda fase da Operação Vaga Zero, que investiga um esquema de fraudes e desvios milionários em contratos de transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Selvíria.
Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em diferentes locais da cidade, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e residências de servidores públicos e particulares supostamente envolvidos nas irregularidades.
As investigações apuram contratos firmados desde 2022, que somam valores milionários e foram realizados por inexigibilidade de licitação, para prestação de serviços médicos de sobreaviso e transporte intermunicipal de pacientes em casos de urgência e emergência.
De acordo com o MP e a Polícia Civil, há indícios de superfaturamento, pagamento por serviços não prestados e utilização de empresas de fachada. Entre os contratos sob suspeita, dois chamam atenção: ambos com valores aproximados de R$ 1,45 milhão cada, apresentando cláusulas frágeis e objetos semelhantes. Em um dos casos, a empresa contratada sequer funcionava no endereço registrado, onde havia apenas uma construção inacabada.
Também estão sendo investigados possíveis vínculos ocultos entre gestores públicos e prestadores de serviço, além da participação de servidores que já haviam sido afastados em operações anteriores.
Segundo a Polícia Civil, a deflagração desta fase tem como objetivo coletar provas, evitar a continuidade dos danos ao erário e assegurar o avanço das apurações.
A Operação Vaga Zero conta com apoio da Delegacia Regional de Três Lagoas e de equipes do Setor de Investigações Gerais (SIG).
O caso segue sob investigação.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News


.gif)
.gif)

