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Campo Grande News/Reprodução |
Um pedaço importante da história ferroviária sul-mato-grossense foi restaurado e está prestes a voltar aos trilhos — mas longe do seu berço de origem. Um vagão original do lendário Trem do Pantanal, que por décadas cruzou as paisagens de Mato Grosso do Sul, foi completamente restaurado e agora ganhará nova vida no interior de São Paulo.
A peça, que ficou parada por anos e foi retirada da região de Três Lagoas, passou por um minucioso processo de recuperação em Campinas (SP), conduzido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A previsão é que o vagão, fabricado em 1936, volte a operar ainda neste semestre, desta vez em roteiros turísticos.
A restauração manteve características originais da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), como a pintura em vermelho e amarelo, bancos de madeira e janelas no estilo clássico da época em que o transporte ferroviário simbolizava progresso e integração regional.
A reportagem foi destaque no blog Sobre Trilhos, do jornalista Marcelo Toledo, na Folha de S.Paulo. Segundo ele, o resgate do vagão é um marco na preservação do patrimônio ferroviário brasileiro. No entanto, para muitos sul-mato-grossenses, o fato de o vagão ganhar destino fora do estado pode soar irônico.
Mato Grosso do Sul, outrora fortemente dependente da ferrovia para o transporte de passageiros e cargas, hoje não conta mais com trens regulares. O tradicional trajeto que ligava Bauru (SP) a Corumbá (MS), passando por cidades como Aquidauana e Miranda, foi extinto após quase um século de operação.
Apesar de algumas iniciativas pontuais tentarem resgatar esse legado nos últimos anos, a realidade é que o transporte ferroviário de passageiros no estado permanece abandonado. E agora, com o ressurgimento de um de seus símbolos históricos longe de casa, fica evidente o contraste entre o que se preserva e o que se esquece.
Enquanto o vagão restaurado se prepara para encantar turistas em outro estado, a memória do Trem do Pantanal segue viva apenas no imaginário de quem ainda sonha com a volta dos trilhos que um dia ligaram corações e histórias pelo interior do Brasil.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News