![]() |
Massa News |
Sebastião Batista dos Santos, carinhosamente conhecido como “Bastiãozinho” e “Seu Sebastião“, faleceu nesta quinta-feira (7), aos 123 anos, em Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná.
O idoso estava internado há alguns dias no Instituto Médico Nossa Vida, onde teve o óbito confirmado por volta das 12h30.
Nascido em 15 de março de 1902, na cidade de Mangueirinha, no Centro-Sul do Paraná, Sebastião completou 123 anos em março deste ano.
Desde a adolescência, ele vivia em Coronel Vivida, onde construiu sua história e se tornou uma figura querida e respeitada por toda a comunidade.
Viúvo e pai de nove filhos, sendo dois já falecidos, Sebastião costumava creditar sua longevidade à fé em Deus e ao hábito de manter-se ativo, cuidando da horta em sua casa, por exemplo.
Inclusive, Seu Sebastião até mesmo compartilhou algumas dicas sobre longevidade.
O quadro de saúde do idoso já vinha exigindo atenção especial nos últimos dias, e, segundo familiares, sua morte ocorreu em decorrência da idade avançada e de complicações clínicas.
Informalmente, Seu Sebastião era amplamente reconhecido como um dos homens mais velhos do mundo.
No entanto, a ausência de documentos oficiais de nascimento impediu que seu nome fosse homologado entre os recordistas de longevidade por entidades como o Guinness World Records.
É comum que pessoas de idade muito avançada não tenham mais posse de seus documentos ou sequer os emitiram um dia.
Cidade em luto
O perfil do município de Coronel Vivida compartilhou uma publicação no Instagram prestando condolências à família e lamentando a perda de Sebastião.