Publicidade

Reinaldo Azambuja lidera corrida pelo Senado e se consolida como favorito em MS, aponta pesquisa Ipems

 

Reprodução 


O ex-governador de Mato Grosso do Sul e presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, aparece como o nome mais forte na disputa pelo Senado Federal, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Ipems. O levantamento mostra que Azambuja lidera as intenções de voto em dois cenários simulados, colocando-se como um dos principais favoritos para as eleições de 2026.

No primeiro cenário, Azambuja tem 18,07% das intenções de voto, à frente do senador Nelsinho Trad (PSD), com 14,26%, e do ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), com 13,61%. Na sequência aparecem a ministra Simone Tebet (MDB), com 11,73%; Geraldo Resende (MDB), com 5,81%; Vander Loubet (PT), com 3,84%; Soraya Thronicke (Podemos), com 3,33%; Luiz Ovando (PP), com 2,94%; e Gianni Nogueira (PL), com 2,35%.

INVESTIGA MS


Outros nomes como Professor André (Novo), Marcelo Miglioli (PP) e Gerson Claro (PP) também foram citados, mas com percentuais inferiores a 2%. A pesquisa mostra ainda que 20% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Azambuja cresce no segundo voto

Embora Capitão Contar lidere como o mais citado para o primeiro voto (21,58%), seguido por Nelsinho (17,7%), Reinaldo aparece em terceiro com 16,70%, mas se destaca quando se trata do segundo voto — que também é decisivo, já que dois senadores serão eleitos. Nesse quesito, Azambuja lidera com 19,59%, superando Nelsinho (10,91%) e Simone Tebet (10,49%).

Liderança se amplia em cenário alternativo

Em um segundo cenário de intenção de votos, Reinaldo Azambuja amplia sua liderança e atinge 25,06%, seguido novamente por Nelsinho Trad, com 20,56%. Os demais nomes aparecem com números mais baixos: Vander Loubet (6,2%), Gianni Nogueira (4,29%), Professor André (3,48%) e Gerson Claro (2,15%). Nesse cenário, o índice de indecisos ou que não responderam sobe para 38,27%.

Sobre a pesquisa

O levantamento do Instituto Ipems ouviu 1.720 eleitores em 53 municípios sul-mato-grossenses entre os dias 5 e 16 de maio. A margem de erro é de 2,36 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa mostra que, mesmo fora do Executivo, Reinaldo Azambuja continua com forte influência no cenário político estadual e larga com vantagem na corrida por uma das duas vagas no Senado em 2026.



Por: Redação - Jornal A Princesinha News

Postagem Anterior Próxima Postagem
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade

A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade

A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade