![]() |
Midia Max |
A campanha de vacinação contra a gripe segue em Campo Grande nesta segunda-feira (5), com doses disponíveis em todas as 74 unidades de saúde da capital. A imunização, que protege contra o vírus Influenza — causador da gripe —, agora está liberada para toda a população com idade a partir de seis meses.
A ampliação do público-alvo ocorre em meio ao aumento dos casos de síndromes respiratórias na cidade. Com isso, a procura pela vacina nos postos de saúde tem sido intensa. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) orienta que os moradores procurem a unidade de saúde mais próxima o quanto antes, a fim de garantir proteção antes do inverno, período em que os casos tendem a crescer.
Desde o início da campanha, mais de 70 mil pessoas já foram vacinadas em Campo Grande, segundo dados da Sesau. Para se imunizar, é necessário apresentar o cartão do SUS e/ou um documento oficial com foto.
A importância da vacinação se reforça diante dos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, Mato Grosso do Sul já registrou 1.940 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano, com 27 mortes causadas por Influenza.
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra três cepas do vírus da gripe: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, conforme determina a Instrução Normativa nº 261, de 25 de outubro de 2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por: Redação - Jornal A Princesinha News