Rebeca Andrade volta em grande estilo, conquista ouro no salto e brilha no Pan-Americano
A ginasta Rebeca Andrade mostrou mais uma vez por que é um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro. Neste domingo (21), a campeã olÃmpica conquistou a medalha de ouro na final do salto do Pan-Americano de Ginástica ArtÃstica 2026, disputado no Rio de Janeiro, marcando seu retorno triunfal à s competições internacionais após quase dois anos afastada.
Com média de 14.266 pontos, Rebeca garantiu o lugar mais alto do pódio em uma disputa acirrada. A brasileira registrou 14.433 pontos no primeiro salto, a maior nota de toda a competição. No segundo, recebeu 13.700 após uma pequena falha na aterrissagem, mas o desempenho foi suficiente para confirmar a medalha de ouro.
A canadense Lia Monica Fontaine ficou com a medalha de prata ao somar média de 14.249 pontos, enquanto a norte-americana Claire Pease completou o pódio com o bronze, após alcançar 13.916.
A conquista tem um significado especial para a ginasta de 27 anos. Além de representar mais um tÃtulo internacional para sua coleção, o ouro marca sua volta oficial ao cenário competitivo depois de um longo perÃodo dedicado à recuperação fÃsica e aos cuidados com a saúde mental após os Jogos OlÃmpicos de Paris.
Rebeca participou do Pan-Americano exclusivamente na prova de salto, aparelho no qual já conquistou tÃtulos olÃmpicos e mundiais. Nas classificatórias, ela já havia demonstrado superioridade ao avançar para a final na liderança, ajudando também o Brasil a conquistar a medalha de prata por equipes e a garantir vaga para o Campeonato Mundial de Ginástica, que será disputado em outubro, na cidade de Roterdã, na Holanda.
Com mais uma atuação de alto nÃvel, Rebeca reforça sua condição de principal referência da ginástica artÃstica brasileira e inicia a temporada internacional mostrando que continua entre as melhores atletas do mundo.
Por: Redação
