ÚLTIMAS
---
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Onda de calor mata três pessoas na França e coloca quase metade do país em alerta máximo

 

CNN

A forte onda de calor que atinge a Europa já provocou três mortes na França e levou autoridades a adotarem medidas emergenciais para proteger a população. As vítimas eram idosos com idades entre 80 e 95 anos que sofreram complicações de saúde relacionadas às altas temperaturas na região de Bordeaux. 

O cenário preocupa as autoridades francesas, que colocaram 49 departamentos sob alerta vermelho, o nível máximo de risco para calor extremo. Em algumas áreas do sudoeste do país, os termômetros devem ultrapassar os 42°C nos próximos dias.

A ministra da Saúde da França, Stéphanie Rist, alertou que o país enfrenta um período prolongado de temperaturas excepcionalmente elevadas e que ainda não há previsão para uma queda significativa no calor.

Além dos impactos na saúde, a onda de calor também afeta a rotina da população. Cerca de 2.700 escolas francesas devem suspender atividades ou alterar seus horários para reduzir a exposição de estudantes e profissionais às temperaturas extremas. A situação não se limita à França. Na Espanha, a agência meteorológica estatal emitiu alerta vermelho para o País Basco, região conhecida por ter clima mais ameno. Em San Sebastián, a previsão aponta temperaturas próximas de 40°C, mais que o dobro da média histórica para esta época do ano.

Especialistas apontam que diversas regiões europeias estão registrando temperaturas entre 5°C e 10°C acima do normal para o período, com alguns locais superando essa marca.

Diante do cenário extremo, o governo espanhol informou que está fiscalizando o cumprimento das normas trabalhistas que permitem a redução ou adaptação das jornadas em períodos de alerta climático. Trabalhadores também podem ter direito a licença remunerada quando as condições meteorológicas impedirem o deslocamento seguro até o local de trabalho.

As autoridades seguem monitorando a evolução da onda de calor, enquanto serviços de saúde reforçam os alertas para hidratação constante, redução da exposição ao sol e atenção especial a idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.




Por: Redação

Postar um comentário