PF faz buscas para apurar vazamento de dados de ministros do STF e familiares
![]() |
| Ilustrativa |
A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (17), quatro mandados de busca e apreensão contra servidores públicos em três estados, no âmbito de uma investigação que apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo autoridades.
De acordo com a corporação, as medidas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após representação da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A operação ocorre em meio à apuração sobre eventuais acessos indevidos a informações fiscais protegidas por sigilo. Os investigadores buscam esclarecer se houve quebra ilegal de sigilo de ministros do Supremo e de seus parentes por parte de funcionários da Receita Federal, sem autorização legal.
Além das buscas, a decisão judicial determinou a aplicação de medidas cautelares aos investigados. Entre elas estão:
monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica;
afastamento do exercício de função pública;
cancelamento de passaportes;
proibição de deixar o país.
Os mandados foram cumpridos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Segundo a PF, prédios da Receita Federal não foram alvo da ação.
A investigação segue sob sigilo, e o objetivo é apurar responsabilidades e eventuais crimes relacionados ao vazamento de informações protegidas por lei.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News



