ÚLTIMAS
---
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul


Estados entram em alerta no Carnaval após mortes por bebidas adulteradas com metanol

AGÊNCIA Brasil 

Com a proximidade do Carnaval, estados que registraram mortes e casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol entram em estado de alerta para reforçar a fiscalização e a orientação à população. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2025, o Brasil confirmou 76 casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas, enquanto outras 29 ocorrências seguem em investigação. No mesmo período, foram confirmados 25 óbitos e outros oito ainda estão sob apuração.

Em 2026, até o dia 3 de fevereiro, já foram confirmados sete casos, com 13 em investigação.

São Paulo concentra a maioria dos casos

São Paulo foi o estado mais atingido. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) atualizou nesta quarta-feira (11) o balanço de ocorrências relacionadas à intoxicação por metanol. Ao todo, foram confirmados 52 casos, com 12 mortes: quatro homens de 26, 45, 48 e 54 anos, residentes da São Paulo; uma mulher de 30 anos e um homem de 62 anos, de São Bernardo do Campo; dois homens de 23 e 25 anos e uma mulher de 27 anos, de Osasco; um homem de 37 anos, de Jundiaí; um homem de 26 anos, de Sorocaba; e um homem de 26 anos, de Mauá.

Atualmente, quatro mortes permanecem sob investigação: uma em Guariba (paciente de 39 anos), uma em São José dos Campos (31 anos) e duas em Cajamar (29 e 38 anos).

A SES-SP alerta para os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas e reforça a necessidade de cuidados redobrados durante o Carnaval. A orientação é adquirir produtos apenas de estabelecimentos regularizados, verificar a procedência das bebidas e evitar o consumo de itens de origem desconhecida.

Fiscalização reforçada

O Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS) coordena ações com as Vigilâncias Sanitárias Municipais, responsáveis pela inspeção de estabelecimentos e de vendedores ambulantes que comercializam alimentos e bebidas alcoólicas. As equipes verificam a origem e a procedência dos produtos para coibir a venda de bebidas adulteradas.

Recomendações à população

O CVS orienta que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos. Já os consumidores devem comprar apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa. A medida é essencial para prevenir casos de intoxicação que podem causar sequelas graves e até levar à morte.


Por: Redação - Jornal A Princesinha News 

Postar um comentário