Nova lei obriga treinamento da manobra de Heimlich durante pré-natal em MS
![]() |
| Ilustrativa |
Uma nova lei sancionada nesta quarta-feira (17) determina que gestantes, pais e responsáveis recebam treinamento sobre a manobra de Heimlich, técnica de desengasgo, durante o acompanhamento pré-natal na rede pública e privada de saúde de Mato Grosso do Sul.
A legislação corresponde à Lei nº 6.532, de 17 de dezembro de 2025, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Eduardo Riedel. O texto foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (18).
Conforme a lei, o pré-natal realizado na rede de saúde pública e privada do Estado poderá incluir, entre seus procedimentos, orientações e treinamento sobre a manobra de Heimlich, com foco no socorro em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita em bebês.
O treinamento deverá contar com a participação dos pais ou dos responsáveis legais da criança ainda durante o período do pré-natal, podendo haver reforço das orientações durante as consultas de acompanhamento do recém-nascido.
Manobras que salvam vidas
O engasgo pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas as técnicas de desobstrução variam conforme a idade da vítima. Em bebês, é utilizada a técnica de tapotagem, enquanto crianças, adolescentes, adultos e idosos devem receber a manobra de Heimlich.
O Corpo de Bombeiros alerta que os protocolos são diferentes e devem ser executados imediatamente após o engasgamento, sempre com o acionamento do socorro especializado.
Indicada para bebês, a tapotagem consiste em leves batidas nas costas da criança. A manobra é realizada com o bebê deitado de bruços sobre o antebraço do adulto, com a cabeça em nível inferior ao corpo. Com a outra mão, são aplicados cinco golpes moderados, em formato de concha, entre as escápulas.
Caso a obstrução persista, o bebê deve ser virado de frente, ainda apoiado no antebraço, e o adulto deve realizar cinco compressões no centro do tórax utilizando os dedos indicador e médio. Os procedimentos devem ser alternados até a desobstrução ou a chegada do socorro.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é indicada para crianças que já não são bebês, além de adolescentes, adultos e idosos. A técnica consiste em compressões abdominais para dentro e para cima, formando um movimento em “J”, realizadas na parte superior do abdômen, logo abaixo do esterno.
A cada série de cinco compressões, a vítima deve ser reavaliada. Caso a obstrução continue, o procedimento deve ser repetido até que o objeto seja expelido ou que a equipe de resgate assuma o atendimento.
A nova lei tem como objetivo ampliar o conhecimento da população e prevenir mortes evitáveis causadas por engasgamento, especialmente entre recém-nascidos e bebês.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News
*MídiaMax*

.gif)

