Novembro alerta para retinopatia diabética: campanha do CBO reforça prevenção e diagnóstico precoce
![]() |
| Agência Brasil |
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) lançou uma campanha de conscientização para alertar sobre os riscos da retinopatia diabética, doença que pode levar à perda parcial ou total da visão e afeta principalmente os vasos sanguíneos da retina. Portadores de diabetes têm maior probabilidade de desenvolver a condição, e estudos indicam que 4 em cada 5 pacientes crônicos podem ter algum grau de comprometimento.
A mobilização ocorre durante todo o mês de novembro e começa neste sábado (1º) com uma maratona online de conscientização. Além disso, será iniciado um calendário de mutirões de atendimento em várias regiões do país, voltados ao diagnóstico e tratamento precoces. O público pode conferir a programação municipal no site oficial da campanha.
Entre hoje e domingo, os interessados podem acompanhar a programação ao vivo no canal do CBO no YouTube e acessar conteúdos complementares, como vídeos, podcasts e depoimentos, no site oficial do 24 Horas pelo Diabetes, que será atualizado ao longo do mês.
A diabetes é uma das principais doenças crônicas do país, afetando mais de 16 milhões de pessoas, cerca de 7% da população. O acompanhamento pode ser feito gratuitamente nas unidades básicas de saúde, com o SUS fornecendo materiais para medição e controle da doença. A retinopatia diabética é apenas uma das várias complicações que podem surgir se a diabetes não for bem tratada, podendo afetar órgãos, o sistema circulatório e aumentar o risco de outras doenças graves.
A campanha reforça que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar a perda da visão e outras complicações associadas à diabetes.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News


.gif)
.gif)

