![]() |
AGECOM |
A noite de quinta-feira (7) mostrou que cultura também é desenvolvimento econômico. O Festival Estação Cultural e a Feira da Estação, realizados na Esplanada da Estação Ferroviária, reuniram centenas de pessoas e movimentaram não apenas a agenda cultural, mas também o comércio e o turismo local.
O evento, parte das comemorações dos 133 anos de Aquidauana, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação dos Feirantes da Agricultura Familiar e a Feira da Estação. No total, 90 artistas, artesãos e agentes culturais participaram da programação, recebendo incentivo financeiro por meio da Lei Aldir Blanc.
Foram 27 apresentações culturais, incluindo música, dança, teatro e manifestações orais, além da exposição e comercialização de produtos de 63 artesãos locais. A presença maciça do público gerou renda direta para os participantes e ampliou a visibilidade do artesanato e da gastronomia típicos da região.
De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pepeu Fialho, iniciativas como essa fortalecem a economia criativa. “A riqueza da nossa cultura está nos detalhes, nas expressões, nos artistas e artesãos que representam com orgulho a nossa história. Essa é a missão da nossa secretaria: fomentar, valorizar e dar espaço para que a cultura local floresça”, afirmou.
A programação atraiu visitantes de outras cidades, aquecendo setores como alimentação e hospedagem. Para a gestão municipal, o resultado comprova que investir em cultura é também investir no desenvolvimento de Aquidauana.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News