![]() |
AGECOM |
Com o olhar voltado para o desenvolvimento econômico e social, a Prefeitura de Aquidauana deu início a uma nova fase de planejamento estratégico ao integrar o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/MS que visa transformar a realidade dos municípios por meio da valorização do empreendedorismo, inovação e qualificação da gestão pública.
Na última quarta-feira (6), foi realizada uma reunião técnica no gabinete do prefeito Mauro do Atlântico, marcando o início das atividades do programa na cidade. O encontro contou com a presença de representantes do Sebrae, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc/MS) e de todo o secretariado municipal.
Ao aderir ao programa, Aquidauana passa a fazer parte de um seleto grupo de 35 municípios do Mato Grosso do Sul que receberão consultoria especializada e suporte técnico para fomentar o ambiente de negócios, melhorar a prestação de serviços públicos e criar condições para geração de emprego e renda.
Entre os presentes estavam Mateus Oliveira (gerente regional do Sebrae), Vanderlei da Silveira (consultor mobilizador), Thainara Durso (analista técnica), Luana dos Santos (analista de competitividade), Hudson Garcia (consultor sênior), além de Wagner Teixeira, representando a Semadesc/Governo do Estado.
De acordo com o prefeito Mauro do Atlântico, a parceria é estratégica e sinaliza um novo momento para Aquidauana:
“A adesão ao Cidade Empreendedora reforça nosso compromisso com uma gestão moderna e voltada para resultados concretos. Vamos planejar o futuro de Aquidauana com foco no crescimento econômico, inclusão e sustentabilidade. Essa união com o Sebrae e o Governo do Estado é um passo importante para ampliar oportunidades e melhorar a vida da nossa população.”
O programa oferece uma série de ferramentas e ações para facilitar a abertura de empresas, simplificar processos com base na Lei da Liberdade Econômica e promover a atuação do município em alinhamento com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Durante os próximos três anos, a cidade contará com consultorias presenciais e capacitações, tendo como base de apoio a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica. O principal objetivo será a construção do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), que será elaborado em conjunto com todas as secretarias e implementado em seis fases:
1. Articulação e sensibilização;
2. Coleta de dados e informações;
3. Definição de objetivos estratégicos;
4. Elaboração de projetos e ações;
5. Estabelecimento de indicadores;
6. Criação do plano operacional e monitoramento.
Para Alexandre Périco, secretário municipal de Gestão Estratégica, a expectativa é de que o programa represente uma virada positiva para o município:
“A partir desta parceria, Aquidauana inicia um novo ciclo, com metas claras, planejamento participativo e ações focadas no fortalecimento da economia local. Estamos otimistas com os caminhos que se abrem para nossa cidade.”
O Cidade Empreendedora busca unir o poder público, o setor produtivo e lideranças locais em torno de uma agenda de desenvolvimento capaz de criar um ambiente favorável para novos negócios, impulsionar o comércio local e melhorar a qualidade de vida da população.
Aquidauana entra, assim, em uma nova fase de transformação, com foco na gestão eficiente, na valorização do empreendedor e no fortalecimento da economia para todos.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News