![]() |
Massa News |
A Secretaria de Saúde de Paranavaí passou a recomendar o uso de máscara em locais fechados e com aglomeração. A medida foi adotada devido ao expressivo aumento de casos de doenças respiratórias registrados no município e em outras cidades do Paraná.
A orientação vale, principalmente, para ambientes internos e durante o contato com pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, Paranavaí registrou crescimento de 236% no número de atendimentos médicos por síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre janeiro e maio de 2025:
·Janeiro: 1.733 atendimentos
·Maio: 5.829 atendimentos
Também foram confirmados 462 casos de Influenza A, 4 de Influenza B e 6 de Covid-19. Outros Vacinação é aliada na prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as vacinas contra a gripe e a Covid-19 estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A aplicação deve ser feita o quanto antes, pois a proteção leva cerca de 15 dias para se estabelecer.
Segundo a médica, a vacina é segura, não causa gripe e reduz o risco de internações e mortes, sendo a forma mais eficaz de evitar complicações graves.
Medidas de prevenção devem ser mantidas
Além do uso de máscara e da vacinação, a Sesau destaca ações importantes para evitar a disseminação dos vírus:
·Utilizar máscara ao apresentar sintomas gripais
·Evitar sair de casa quando estiver doente
·Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar
·Lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel
·Manter ambientes ventilados, mesmo em dias frios
·Evitar aglomerações e contato com pessoas do grupo de risco
·Não compartilhar objetos pessoais
·Manter hábitos saudáveis: boa alimentação, hidratação e sono
·Não levar crianças com sintomas respiratórios à escola
Em caso de sintomas como febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade para respirar, a recomendação é buscar atendimento médico.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News