![]() |
DouradosNews |
De acordo com o diretor do HU-UFGD, Hermeto Macario Amin Paschoalick, o mutirão mobilizou praticamente toda a estrutura do hospital. “Hoje são 26 cirurgias agendadas, entre videocolescistectomia, hérnias e retirada de tumores de pele, além de mais de 80 procedimentos diagnósticos como eletroencefalograma, ecocardiograma e ultrassonografia. Já realizamos nove cirurgias nos dias anteriores, em preparação”, detalhou Paschoalick em entrevista ao Dourados News.
Além da ampliação no número de atendimentos, o HU-UFGD também tem se esforçado para oferecer um acolhimento mais sensível e respeitoso às especificidades culturais dos povos indígenas. “Temos intérprete indígena em tempo integral, placas em Guarani e uma escuta ativa sobre as formas de cuidado indígena, que são diferentes da medicina ocidental. Isso é um aprendizado constante para nós”, ressaltou o diretor.
A ação reforça o compromisso do HU-UFGD com a inclusão, o respeito às diversidades culturais e a ampliação do acesso à saúde para populações historicamente vulnerabilizadas.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News