![]() |
Jeferson boi |
O restaurante Casa do João, um dos mais tradicionais de Bonito (MS), acaba de alcançar um marco histórico para a gastronomia sul-mato-grossense: foi eleito pela Revista Exame como um dos 100 melhores restaurantes do Brasil, ocupando a 86ª posição no ranking nacional divulgado na última quinta-feira (24). Essa é a primeira vez que um estabelecimento do Mato Grosso do Sul integra a lista, que está em sua quarta edição e foi elaborada por um júri composto por 65 especialistas da área.
Fundado há 18 anos por João Roza Vizcaino no quintal da casa da família, o restaurante cresceu até se tornar uma referência gastronômica na região, atualmente sob comando também do chef Felipe Caran, filho de João. Ao longo de sua trajetória, a Casa do João já havia conquistado o título de melhor restaurante do Centro-Oeste, e agora celebra seu maior reconhecimento em âmbito nacional.
A premiação foi motivo de celebração para os proprietários. “O prêmio é da Casa do João, estou super feliz, foi um negócio muito louco na minha vida, do meu filho, mas eu acho que o Estado ganha e Bonito ganha. Acho que a gastronomia da cidade e o turismo da cidade também”, afirmou João Vizcaino, emocionado com a conquista.
A sócia-proprietária Davina Caran também destacou o orgulho com o reconhecimento e os planos para o futuro: “Nós sempre sonhamos em sermos ainda melhores. Agora, nossa meta é subirmos no ranking. Se Deus quiser, nos próximos anos vamos conseguir esse feito”.
O cardápio da Casa do João é um verdadeiro tributo à culinária regional. Pratos como traíra, pirarucu, pintado ao urucum, arroz carreteiro e macarrão de comitiva dividem espaço com preparações únicas e raras, como carne de jacaré e caldo de piranha — iguarias que conquistam turistas do Brasil e do mundo, incluindo visitantes da Alemanha, China e países vizinhos como o Paraguai.
Para o chef Felipe Caran, o reconhecimento vai além do restaurante: “Essa é uma conquista não só nossa, mas da gastronomia sul-mato-grossense. Diversas pessoas foram pioneiras ao levar nossos ingredientes como protagonistas de receitas pelo Brasil e mundo afora”, declarou, fazendo referência a nomes como Paulo Machado, Dedê Cesco, Márcia Marinho e Magda Moraes, grandes incentivadores da valorização da cozinha regional.
A combinação de excelência no atendimento, pratos típicos cuidadosamente preparados e um profundo respeito pelas raízes culturais tem sido o segredo do sucesso da Casa do João — que agora, com seu nome entre os 100 melhores do Brasil, reafirma o potencial gastronômico de Bonito e do Mato Grosso do Sul no cenário nacional.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News