![]() |
Jornal A Princesinha News |
Uma nova rodada da pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pela Rede de Rádios Top FM, revelou o cenário atual das intenções de voto para deputado estadual em Mato Grosso do Sul. O levantamento, realizado entre os dias 4 e 15 de julho, entrevistou 3 mil eleitores com 16 anos ou mais, em 30 municípios do estado. Com margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos e 95% de confiança, os dados oferecem um panorama atualizado da disputa pelas 24 cadeiras na Assembleia Legislativa.
![]() |
Divulgação |
Apesar da grande dispersão de votos — com mais de 75% dos entrevistados ainda indecisos ou optando por branco/nulo —, a pesquisa espontânea trouxe nomes já consolidados no cenário político sul-mato-grossense. Entre os destaques, figura o ex-prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro (PSDB), que aparece com 0,4% das intenções de voto espontâneas, índice que, em um cenário real de apuração proporcional e diante da alta taxa de indecisos, garantiria a Odilon uma das vagas no legislativo estadual se as eleições fossem hoje.
Liderança pulverizada
No topo do levantamento espontâneo estão o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), com 2,5%, seguido por Paulo Corrêa (PSDB), com 2%, e Coronel David (PL), com 1,7%. Os demais nomes que aparecem com maior visibilidade incluem Marquinhos Trad (PDT), Pedro Caravina (PSDB), Lucas de Lima (PDT) e Flávio Cabo Almi (PSDB).
Entretanto, o destaque para Odilon Ribeiro é significativo, principalmente por ser citado sem que o eleitor tenha recebido qualquer lista de opções — ou seja, de forma espontânea, demonstrando lembrança genuína de seu nome por parte da população. O desempenho reflete sua influência política na região do Pantanal e seu histórico como gestor municipal em Aquidauana.
Números em perspectiva
Apesar de aparecer atrás de diversos nomes em percentual isolado, Odilon está à frente de muitos deputados estaduais em exercício, ex-prefeitos e nomes históricos da política estadual, como Jamilson Name, Junior Mochi, Renato Câmara e Zé Teixeira, todos com índices iguais ou inferiores a 0,27%.
Vale ressaltar que, diante da quantidade elevada de pré-candidatos mencionados e da fatia expressiva de indecisos (75,65%), cada ponto percentual pode ser determinante. Assim, os 0,4% alcançados por Odilon o colocam tecnicamente em uma zona de eleição, caso o desempenho se mantenha ou cresça até o pleito oficial.
Cenário ainda indefinido
A pesquisa também reforça o quanto o eleitorado ainda está distante da definição de voto. A alta taxa de indecisos mostra que há muito espaço para crescimento, principalmente entre nomes regionais com base eleitoral consolidada, como é o caso de Odilon Ribeiro.
Com sua trajetória à frente do Executivo municipal e articulação junto a lideranças do PSDB, Odilon aparece como uma das apostas do partido para manter ou ampliar sua presença na Assembleia Legislativa.
Se o cenário atual se repetir em outubro, o nome de Odilon Ribeiro deverá figurar entre os novos parlamentares estaduais eleitos por Mato Grosso do Sul.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News